sexta-feira, 16 de abril de 2010

REVENDO O SARAU



A 5ª edição do SARAU LITERÁRIO ZONA SUL, em novembro de 2008, teve como convidado o poeta, contista, novelista e letrista Sergio Napp.

Apesar de Napp já ter lançamentos mais recentes, como dois livros da trilogia DAS TRAVESSIAS, 1º volume, de contos, 2008, e o 2º, de poesia e letra de música, de 2009, vou mostrar aqui, poemas de livros mais antigos, que apresentamos no sarau.


Do livro "A Construção da Casa", o poema,

PAISAGEM

As avencas na varanda
adivinham quando chegas:
teu corpo todo milongas
as manhas do teu silêncio
a calmaria dos gestos
as flautas do teu sorriso.

As avencas adivinham
o beijo que tens na boca
o temporal em teus olhos
a fogueira do teu ventre
a seda que tens na pele
as teias que são teus braços.

E quando chegas, de manso,
é tamanha a tua luz
que o sol parece aninhar-se
entre as paredes do rancho.



O poema a seguir, está no livro "Memória das Águas":

pitangas e romãs é o que me pedes
e tenho apenas sal

noites mal dormidas
revoada de passos nos quintais
roupas sonolentas nos varais
frio de quem espera

me pedes beijos e entregas
e tenho o olhar
de quem provou a vida
e não guardou o gosto

perdoa


E, finalmente, do livro "Caixa de Guardados", 2006:

porque sabes a fogo
trago a noite
e seus ardores

porque as labaredas se armam
na lucidez do gozo
destroem-se cidadelas
sucumbimos

porque te alimenta a febre
teu ventre
incendeia
me

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog